segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cuidados na gestação

Alimentação durante a gestação
Muitas gestantes têm dúvida sobre o que colocar no prato. No período gestacional os cuidados com a alimentação são de extrema importância tanto para a saúde da mãe quanto para o bebê.
O acompanhamento nutricional é importante para que a mãe possa controlar seu ganho de peso durante a gravidez. O ganho excessivo de peso não só torna mais difícil a volta da mãe ao peso normal como também aumenta os riscos de desenvolvimento de diabetes gestacional, aumento da pressão arterial e infecções pós-parto. Para o bebê, os ganhos exagerado de peso da mãe aumenta os riscos de defeitos no tubo neural, trauma ao nascimento e morte fetal.
Além disso, estudos demonstram que bebês que nascem acima do peso podem vir a se tornar adultos obesos e adquirir doenças crônicas como o diabetes. O ganho de peso insuficiente, por parte da mãe, também gera prejuízos ao bebê podendo os mesmos nascer abaixo do peso e mais frágeis.
A dieta saudável de gestantes segue a mesma dieta de um adulto normal sendo acrescido somente 300 calorias diárias ao cardápio. Este cardápio de conter alimentos nutritivos e nas porções adequadas como segue abaixo:
·        Grãos integrais – arroz integral, pão integral, macarrão integral, granola, aveia, etc.: de 6 a 11 porções diárias;
·        Derivado do leite – leite desnatado, iogurte, queijo, etc.: de 3 a 4 porções diárias;
·        Proteínas – carnes vermelhas, frango, peixe, feijão, soja, nozes, ovos, etc.: 3 porções diárias;
·        Vegetais – brócolis, cenoura, vagem, tomate, couve-flor, beterraba, etc.: de 3 a 5 porções diárias;
·        Frutas – laranja, banana, pêra, mamão, melancia, uva, manga, maçã, etc.: de 2 a 4 porções diárias.
Durante a gestação deve ser evitado o uso de adoçantes que contenham fenilalanina, o uso do sal em excesso pode aumentar a retenção de líquidos, o que já é muito comum nessa fase, doces em excesso, cafeína e refrigerantes.
Mulheres que estejam desejando engravidar ou que já estejam grávidas podem fazer uso diários de suplementos vitamínicos que contenham:
·        Ácido fólico: entre 0,4 e 0,6 miligramas para ajudar a prevenir deficiências na formação do tubo neural;
·        Ferro: entre 18 e 27 miligramas para prevenir o surgimento de anemia associada a bebês prematuros e de baixo peso;
·        Cálcio: 1 grama por dia para proteger os ossos da gestante e fortalecer ossos e dentes do bebê.
Mulheres grávidas devem fazer exercícios regularmente como dançar, caminhar, nadar, fazer yoga, sempre supervisionada por profissional habilitado e com experiência em atividade gestacional e desde que não haja contra-indicação médica. Atividades de alto risco também devem ser evitadas.
Cuidados com a pele na gestação e no pós-parto
Durante a gestação ocorrem muitas mudanças no corpo da mulher que podem provocar alterações na pele.
A mulher grávida necessita de cuidados especiais com a pele para evitar, ou pelo menos amenizar, a hiperpigmentação que chega a ocorrerem até 90% das gestantes.
Para este fim, o uso de protetor solar é fundamental, devendo ser usado não somente quando da exposição ao sol como também em ambientes fechados pelo contato com a luz artificial. O fator de proteção solar deve ser sempre superior a 15.
Outro ponto importante e preocupante da gestante é o aparecimento de estrias. Durante a gestação a pele se estica e se não estiver bem hidratada pode formar fissuras nos tecidos da pele surgindo a estria. Hidratantes corporais de boa procedência e até mesmo óleos de amêndoa doce conferem boa flexibilidade aos tecidos evitando o aparecimento de estrias.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário